
a foto representa bem a democracia que reina na maçonaria. Os irmãos de varias religiões acreditando no mesmo ideal. Nesse grupo de irmãos: eu ao centro deista,alguns do meu lado são espiritas e de batina o padre aluizio guerra grau 33 da maçonaria, ensinando a viver em união.
SEGUE A MATERIA:
Se não fosse a maçonaria, o trabalho dos batistas no Brasil não teria nem começado.
A Igreja Católica entrou em guerra contra a maçonaria no século 18 - Misteriosamente, a mesma data do início da vinda de missionários protestantes ao Brasil.
Supõe-se que os maçons pretendiam sabotar o domínio católico através disso.
E também, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren (fundadores da Assembléia de Deus) só receberam a ajuda de um pastor batista, por que este pastor batista era um maçom que estava ajudando seus ambos irmãos maçons, como manda a fraternidade - Mas isso é outra história.
Agora, falarei mais especificamente dos batistas.
Os maçons emigrados dos EUA se estabeleceram na cidade de Santa Bárbara/São Paulo, lá fundaram em 10/09/1871, a Igreja Batista em Santa Bárbara
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 162)
A primeira Igreja Batista estabelecida em solo brasileiro (Pr. Richard Ratcliff), fundaram também em 1874 a Loja Maçônica "George Washington", onde se encontravam cerca de oito batistas - Sendo que pelo menos cinco deles também foram fundadores da Primeira Igreja Batista, entre eles estava o Pr. Robert Porter Thomas .
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 363)
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 116)
O Pr. Thomas foi interino por diversas oportunidades tanto na Primeira Igreja quanto na Igreja da Estação - A 2ª Igreja Batista no Brasil, foi fundada em 02/11/1879 (do Pr. Elias Hoton Quillin).
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 181)
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 266)
O pastorado interino do Pr. Thomas nas duas Igrejas somou cerca de 25 anos de trabalho, sendo o que mais tempo pastoreou tais Igrejas.
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 126)
Em 12/07/1880, a pedido da Igreja da Estação, foi formado um Concílio reunindo as duas Igrejas, para Recepção e Consagração ao Ministério, do maçom Antônio Teixeira de Albuquerque, que foi batizado pelo Pr. Thomas.
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 116)
Pr. Thomas foi moderador do Concílio das Igrejas - que se realizou dentro salão da Loja Maçônica, o Pr. Ouillin, conforme se descreve na carta subscrita pelo moderador e pelo secretário do Concílio (4, pg. 249 - tradução e pg. 407 fac-símile do original) ao Foreign Mission Board of fhe Soufhern Baptist Convention (Richmond, VA., U. S.A. ). O Primeiro Pastor Batista Brasileiro foi um maçom, que além de ter sido batizado por um Pastor que era Maçom, foi ainda consagrado ao " Ministério da Palavra" no salão da Loja Maçônica. Mais maçônico, impossível.
(Livro "Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios" - de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 125)
É importante recordar que a Igreja em Santa Bárbara era uma igreja missionária,e foi ela que insistiu e conseguiu, que a "Junta de Richmond" nomeasse missionários para o Brasil, estabelecendo-se então em Sta. Bárbara a "Missão Batista no Brasil".
O primeiro missionário batista foi o Pr. Ouillin (1878), com sustento próprio.
Seguiram-se, sustentados pela "Junta": Bagby (1880), Taylor (1882), Soper (1885), Putheff (1885) e outros sendo que Bagby, Soper e Putheff foram pastores da Igreja em Sta. Bárbara - que tinha entre seus membros, um expressivo grupo de maçons.
O primeiro Templo Batista construído no Brasil, foi o da Primeira Igreja Batista de Campos, edificado sob o pastorado de Salomão Ginsburg e com a colaboração financeira dos Maçons (Reimer, Haroldo, Maçonaria - A resposta a uma carta. Edições Cristãs, Ourinhos (SP)- s.d. - pág. 64)
Salomão Luiz Ginsburg fundou, em 1902, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, que comemorou o centenário em 2002 - inclusive com a realização da Assembléia Anual da Convenção Batista Brasileira nesta Cidade do Recife.
E obviamente, o Pastor David Mein, que foi o reitor do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil durante 40 anos, Pastor da Igreja Batista do Cordeiro (segunda Igreja Batista fundada na capital, Recife), e Presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) em várias oportunidades - foi maçom atuante, membro da Loja Maçônica Cavaleiros da Cruz, que fica na mesma cidade do seminário - Em Recife/PE.
Frank Sinatra Souza 33