MAÇONARIA!!!

MAÇONARIA!!!
MAÇONARIA SECRETA, E PORQUE NÃO?

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MAÇONARIA CARBONARIA ERA PRA TER MEDO?


FOTO, DO AVENTAL MAÇONICO CARBONARIO

A Carbonária é uma sociedade secreta e revolucionária que actuou na Itália, França e Espanha no princípio do século XIX. Fundada na Itália por volta de 1810, tinha a ideologia assentada em princípios libertários e que se fazia notar por um marcado anticlericalismo. Participou das revoluções de 1820, 1830-1831 e 1848. Embora não tendo unidade política, já que reunia anarquistas e republicanos, nem linha e acção definida, os carbonários (do italiano carbonaro, "carvoeiro") actuavam em toda a Itália. Reuniam-se secretamente nas cabanas dos carvoeiros, derivando daí seu nome. Foram também os inventores do espaguete à carbonara. Inventaram uma escrita codificada, para uso em correspondência, utilizando um alfabeto carbonário

Em Portugal, a Carbonária foi estabelecida por volta de 1822. Nas suas primeiras décadas, teve um âmbito restrito e, sobretudo, localizado: surgiram várias associações independentes, sem ligação orgânica entre si e com pouca capacidade de intervenção social. De uma maneira geral, estas associações não duraram muito tempo nem tiveram realce histórico.

A Carbonária que teve importância na vida política nacional portuguesa foi fundada em 1896 por Artur Augusto Duarte da Luz de Almeida. Desenvolveu alguma actividade no domínio da educação popular e esteve envolvida em diversas conspirações antimonárquicas. Merece destaque óbvio a sua participação no assassínio do Rei D.Carlos I e do Príncipe Herdeiro Luís Filipe, e na revolução de 5 de Outubro de 1910, em que esteve associada a elementos da Maçonaria e do Partido Republicano
(texto extraído da Wikipedia)
-----------------------------------------------------------------------------------
Artur Augusto Duarte da Luz Almeida foi quem organizou a Carbonária Portuguesa, que nada tinha de comum com a já citada Carbonária Lusitana. Teve como auxiliares preciosos o comissário naval Machado Santos e o eng. António Maria da Silva; a Carbonária Portuguesa teve a suas primeiras reuniões no sótão da casa onde morava Luz de Almeida, na rua de Santo António da Glória, em Lisboa, onde se fizeram muitas iniciações e se deram lições de manejo de armas. Foi Luz de Almeida quem , em meados de 1907, elaborou a sua constituição e regulamentos geral e ultra-secreto, este apenas transmitido verbalmente aos filiados, que tinham o dever de o decorar. Havia quatro graus: Rachador, Cavador, Mestre e Mestre-Sublime; aos Carbonários chamavam-se Bons Primos e tratavam-se por tu, sendo obrigados a possuir uma arma de fogo e um punhal. Grão-Mestre foi Luz de Almeida e havia um corpo superior, intitulado Venda Jovem Portugal, que se compunha de um número limitado de Bons Primos decorados com o grau de Mestre Sublime. Esta venda tinha as atribuições de velar pela observância do ritual, nomear os juízes do Tribunal Secreto e constituir-se em Alto Tribunal, quando fosse necessário; escolher os inspectores e os delegados provinciais e as altas vendas (efectiva e substituta), eleger o grão-mestre e o grão-mestre adjunto. Todas as ordens da alta venda deviam ser cumpridas sem discussão. As secções da Carbonária Portuguesa eram representadas por estrelas de diversas grandezas e o conjunto de todas elas constituía o Grande Firmamento, onde se destacava uma estrela de cinco pontas, encimada pelo globo terrestre. Foram carbonários que fundaram o célebre grémio maçónico Montanha, introduzindo assim a Carbonária no Grande Oriente Lusitano. Paralela à carbonária e agindo sob orientação desta, foi necessário fundar outra associação secreta, A Coruja, a fim de agrupar muitos elementos republicanos que não queriam submeter-se às rigorosas fórmulas carbonárias. À frente dela estava José Maria de Sousa, António José dos Santos, Coelho Bastos e Henrique Cordeiro, os quais, depois de recrutarem numerosos adeptos, a dissolveram, integrando estes na Carbonária, o que era, afinal, o fim que se propunham. Desde o início até à proclamação da República, a Carbonária Portuguesa teve seis altas vendas, sendo a existente em 5 de Outubro de 1910 composta por Luz de Almeida, Machado Santos, António Maria da Silva, Henrique Cordeiro, António dos Santos Fonseca e Franklim Lamas. A acção desta associação secreta fez-se sentir de Norte a Sul do país, e dela faziam parte militares e civis de todas as categorias, tendo sido ela que organizou a revolução que implantou a República em Portugal. Depois de proclamado o novo regime, ainda se manteve enquanto houve movimentos monarquistas, até que com a luta dos partidos políticos, que deu a divisão do antigo Partido Republicano, ela se dividiu igualmente e se dissolveu, sem voltar a ser possível, apesar de inúmeras tentativas feitas, reconstituí-la.

POR
FRANK SOUZA MAÇOM MI GRAU 33
GRANDE ORIENTE DO BRASIL

18 comentários:

  1. Prezado e querido Irm.'. estude a riqueza de informações que tem no selo em destaque e veja que a carbonária esteve presente no Brasil, antes da fundação do Grande Oriente Brasilico e tinha fortesw raizes ai em Pernambuco com fortes empresarios abaixo uma prova disto.

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPXtAtz4i720OM0uNY-xLKnMlaqZv3j1QdG5dyhxVOqN-LeCmX8_TKmUMmQXO6vBsL9Uwco7zY8dFwgscSkQjKIAm1T1UBJnGpUu1g0HB5WvZLV5yoXUDLUr.jpg

    ResponderExcluir
  2. s.: f.: u.:

    Meu amado ir.: muito boa a sua informação,que colocarei no meu orkut a imagem, que é uma relíquia, obrigado e mande mais sempre que poder de preferência mande o nome pra que possa dar o credito. um t.: f.: a.:

    Muito boa a informação Parabéns !!!

    Frank Sinatra Souza M.:I.:Grau 33

    ResponderExcluir
  3. F.´.E.´.C.´.
    Est.´. IIr.´.
    Interessantíssima a matéria postada. Há muita coisa interessante e verdadeira que se encontra nos "guardados" da Alta Venda Carbonária do Brasil. Mas, isso, sómente será compartilhado um dia, quando as maçonarias de modo geral, resolverem que a unificação é a única solução para que se possa dar combate a corrupção, aos desmandos e a roubalheira instalada neste país. Desde 1778 que ela atua no Brasil e foi responsável pelos Areópagos, Gremios e Gabinetes de Estudos - Centros fomentadores das revoluções, estabelecendo-se depois como "Apostolado dos Nobres Cavaleiros de Santa Cruz", uma Carbonária de formato Européia. Dom Pedro I, Joaquim do Lêdo e José Bonifácio, foram suas luzes. Desse Apostolado, nasceu o Grande Oriente Brazílico e desse, o Grande Oriente do Brasil. Não se pode negar, portanto, que o GOB é neto da Carbonária brasileira.
    Triple Abbraccio.´.
    BPr.´. Giuseppe Garibaldi33.´.
    www.carbonaria.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilustre Ir.'. Battu,
      Quando morava em Jaboticatubas, região da Serra do Cipó, recebí um camioneiro do Sul do Brasil, seu amigo que me falou dos seus projetos. Ainda continuo firme na Maç.'., faz 33 anos. Estou ao seu inteiro dispor e de todos IIr.'. da Maç.'.Carb.'..
      Meu triplice abraço!
      Ricardo Coelho
      coelho@usa.com

      Excluir
    2. Est.´. Ir.´. Coelho,
      Salute e Fratellanza!
      Da mesma forma, Q.´. Ir.´. Coelho, encontro-me novamente no Grão Mestrado da Alta Venda e aproveito para colocar-me de P.´. e a O.´. para todos os IIr.´. de todos os Vales.
      Receba meu fraternal triple abbraccio.´.
      BPr.´. Giuseppe Garibaldi33.´.

      Excluir
  4. S.: f.: u.:
    querido e amado
    ir.: Walmir Battu,
    PRIMEIRO OBRIGADO POR ACESSAR NOSSO BLOG E CONTRIBUIR COM MAIS INFORMAÇÕES PARA MIM E NOSSOS IRMÃOS. SE TIVER INFORMAÇÕES QUE POSSA PUBLICAR EM NOSSO BLOG; POR FAVOR NOS DÊ O PRIVILEGIO DE SABER UM POUCO MAIS E COM A SUA COLABORAÇÃO, UM FORTE ABRAÇO.

    "QUE TUDO NOS UNA E NADA NOS SEPARE".
    QUE O GADU ESTEJA COM VOCÊ E TODOS QUE FAZEM PARTE DE SUA AMADA FAMÍLIA.

    Frank Sinatra Souza MI33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peclaro Ir.'. Souza,

      Parabéns pelo seu blog ! O conteúdo é rico e a Maçonaria com requinte de progressista!
      Que bela Cavalgada! Que Loja atuante!!

      T.'.F.'.A.'.
      Ricardo Coelho, 33°

      Excluir
    2. S.: F.: U.:
      AMADO IR.: RICARDO,

      OBRIGADO POR ACESSAR NOSSO BLOG, ESTAREMOS SEMPRE A DISPOSIÇÃO DE P.: E O.:

      Excluir
    3. Est.´. Ir.´. Frank Sinatra,
      Salute e Fratellanza!
      Da mesma forma, Q.´. Ir.´. Frank, encontro-me novamente no Grão Mestrado da Alta Venda e aproveito para colocar-me de P.´. e a O.´. para todos os IIr.´. de todos os Vales.
      Receba meu fraternal triple abbraccio.´.
      BPr.´. Giuseppe Garibaldi33.´.

      Excluir
  5. UMA ÓTIMA TARDE A TODOS, NÃO SOU MAÇOM INFELIZMENTE, MAS BUSCO A SABEDORIA COMO FOI REVELADO, E ASSIM AGRADEÇO POR TODA INFORMAÇÃO POSTADA NO PRESENTE, DESDE JÁ AMOR EM TODOS DE VOSSA FAMÍLIA!
    MSN E FACEBOOK: abdusnipertattoo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE LUIZ AL MUHAYMIN,

    QUE A PAZ DE ALÁ O NOSSO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ESTEJA COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
    SEJA SEMPRE BEM VINDO AO NOSSO BLOG.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante! sempre me impressiono com a Maçonaria. Tive a oportunidade de entrar nessa Ordem. Faço parte do R.E.A.A. E cada vez mais me impressiono com tanta informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE QUERIDO IRMÃO,

      OBRIGADO POR ACESSAR NOSSO BLOG, ESTAREI SEMPRE DE P.: E O.:

      UM T.: F.: A.:

      FRANK SINATRA SOUZA 33º

      Excluir
    2. M:. Resp:.Ir:.

      Por ser membro da G:.O:.L:., venho assinalar que o nosso M:. Q;, Ir:. Luz de Almeida Já era Membro da Resp:.L:. Montanha quando fundou a primeira choça.
      E pelo que vai ao mundo esta na hora de chamar os lenhadors à labuta.

      Excluir
  8. S.: F.: U.:
    IR.: FRANCOIS,
    EXISTE UMA GRANDE QUANTIDADE DE MESTRES MAÇONS EM PERNAMBUCO QUE TEM MUITA SIMPATIA PELA CARBONARIA.

    ESSE É O MEU SONHO, VENHO ME PROGRAMANDO A MUITO TEMPO PARA ESSA LABUTA, ESPERO ENCONTRAR IIR.: DISPOSTOS NESSA MISSÃO E FAZER VALER O PROPOSITO DA INSTITUIÇÃO CARBONARIA. ESTOU DE P.: E O.:

    FRANK SINATRA SOUZA MI 33
    VEN MESTRE DA LOJA CAVALEIROS DO CAPIBARIBE3795
    R.E.A.E.A
    GRANDE ORIENTE DO BRASIL EM PERNAMBUCO

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. aprendo cada vez mais com suas postagens senhor. agradeço-lhe desde já esta oportunidade.. obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Prezados Ir.´.boa tarde

    MICTMR,gostaria muito de conhecer uma Loja Carbonaria aqui em São Paulo-capital.
    Agradeço pela atenção e aguardo um breve retorno,segue meu email para contatos
    wpessini@sabesp.com.br
    S.´.F.´.U.´.
    T.´.F.´.A.´.
    Ir.´.William Hippolito Pessini.´.

    ResponderExcluir
  11. desculpe me meu ir. sinto muito não poder ajuda lo, é que pra carbonaria tem que ter sido iniciado numa venda carbonaria, e infelizmente ou felizmente o processo não é muito simples, e a escolha é mais criteriosa, pois os ideais e filosofia tem algumas conotações, visões ações e missões um pouco diferente da maçonaria tradicional. Aconselho e investigar e se aprofundar um pouco mais na doutrina e ideais carbonários. nada que você não possa participar atendendo alguns requisitos e dedicação mais profunda desse seguimento maçônico. Um t.f.a

    ResponderExcluir

COMENTE ESSA MATERIA